Começar a programar por python

Realmente devemos começar a programar por Python?

Recentemente experimentei participar de um projeto junto a uma escola pública de Diadema/SP (Délcio) onde fizemos uma série de workshops com o objetivo de passar conceitos de tecnologia e programação para os alunos. No projeto levei vários aspectos do que é tecnologia e muito de programação. A principio o objetivo não era transformar os alunos em potenciais programadores, mas sim chamar a atenção deles para a área, visto a grande quantidade de oportunidades que a área de desenvolvimento de software pode oferecer.



E como foi o treinamento?

Os alunos (como a grande maioria dos jovens) são bem tímidos, mas foram a cada encontro de envolvendo e demonstrando interesse no conteúdo, alguns chegaram a resolver os problemas que eu apresentava buscando na internet e aprendendo com vídeos no Youtube. O resultado foi além do que imaginei, pois não apenas sentiram interesse como começaram entre eles discutir sobre o assunto e tentar resolver os desafios (é complicado quando estamos iniciando).

Para trabalhar com eles nos workshops, utilize a linguagem Python por ter lido muito sobre a simplicidade que Python oferece no processo de aprendizagem e o resultado foi bem legal pois pude perceber que eles estavam conectando os padrões da linguagem com a lógica (algo importante e que aprendemos a desenvolver treinando lógica de programação).

Seja por limitações de recurso, conectividade ou outros motivos, avaliei que o cenário mais adequado seria reforçar o fundamento da linguagem até que eles conseguissem se questionar (e acredito que chegamos nesse ponto). Acabei optando por trabalhar no Google Colab (o que evitou que eu tivesse que trabalhar todo setup de ambiente com eles e pudesse focar mais na programação).

O Resultado foi bem satisfatório, não me consumiu em nada, muito pelo contrário, foi um prazer poder levar um pouco do que conheço para crianças que estão se questionando sobre qual será a carreira delas e como vão conseguir conquistar seus sonhos com todas as dificuldades que a Educação profissional oferece para quem está iniciando.

O grande objetivo desse artigo não é simplesmente falar do trabalho que foi feito com a escola, mas convidar você, profissional de tecnologia em participar desse movimento. Entre em contato com escolas do seu bairro, aproveite as aulas remotas ou laboratórios dessas escolas e faça uma proposta para ajudar no desenvolvimento dos futuros profissionais. Se de todos que participarem, ao menos um utilizar aquele conhecimento para nortear a carreira e conquistar seus sonhos, certamente o trabalho mais do que terá valido a pena.

Deixo abaixo algumas referências que usei:

- Aula 1: https://colab.research.google.com/drive/10QahykLZ5-3y0jnaBYfKhxV7aeO1abTO?usp=sharing

- Aula 2: https://colab.research.google.com/drive/1lbSRHtuAnrqxRao9MpaqxgLrvYDECYLW?usp=sharing